Arduino anuncia marca Genuino

O pessoal da empresa Arduino, liderada pelo italiano Massimo Banzi, anunciou na Maker Faire Bay Area 2015 uma nova marca global chamada Genuino. Augusto Campos explicou em seu post no site br-arduino a briga dos ex-sócios na justica americana pela marca Arduino. Massimo veio a público no começo desse ano explicar a situação e dizer o que estava acontecendo, o andamento da empresa e os planos para o lançamento de novas placas e tecnologias.

 

A ideia da nova marca é mudar o Arduino da Itália para os Estados Unidos e fazer (e projetar) as placas de agora em diante com a parceria da Adafruit, que fica situada em Nova York nos Estados Unidos e que seria responsável por toda a cadeia envolvida na produção das placas. A primeira placa Arduino Uno terá sua produção iniciada em julho. Sem brigas judiciais e com uma nova marca forte, Genuino permitirá que o grupo original Arduino fique protegido e ficará claro para comunidade que apoia o movimento maker e que consome os produtos Arduino, que o dinheiro investido está indo para o grupo de Banzi. Nos próximos meses essa marca, agora americana, estará espalhada por todos os cantos do mundo.

 

No video abaixo em inglês, o pessoal da Makezine entrevista Massimo Banzi sobre a marca Genuino e a parceria com a Adafruit.

 

Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz 😉