A Arduino 101 será descontinuada

Intel anuncia o fim do Intel Curie e consequentemente da Arduino 101, que levou o mesmo fim das placas Intel Edison, Galileo e Joule. Confira os detalhes.
Arduino 101

Recentemente foi anunciado que as placas Intel Edison, Galileo e Joule foram descontinuadas, agora o fim chegou para a Arduino 101.

Através de um comunicado no fórum da comunidade Intel, foi anunciado o fim da vida do módulo Intel Curie, consequentemente da placa Arduino 101. Confira o Product Change Notification.

Segundo o anúncio, a Intel está trabalhando em alternativas para fabricação da placa e para mantê-la no mercado. Ela irá manter pedidos de Arduino 101 até setembro deste ano.

O suporte de software na Arduino IDE será mantido e disponível para download no arduino.cc, porém não há planos para novas versões de software para o Intel Curie Open Developer Kit (ODK). A comunidade Intel Curie será congelada e mantida até Junho de 2020. A conta do Github não será cancelada e os códigos abertos, continuam disponíveis.

Parece que agora a Intel está deixando de vez o mundo maker.

Engenheiro, especialista em sistemas embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil.

Também atua no ensino eletrônica e programação. É entusiasta do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware.

Com iniciativas como o projeto Franzininho e projetos na área de educação, leva a cultura maker para o Brasil capacitando e incentivando professores e alunos a usarem tecnologia em suas vidas. Participou da residência hacker 2018 no Red Bull Basement.

Notificações
Notificar
guest
5 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Mateus Mateus
Mateus Mateus
05/08/2017 16:43

Curso Arduino Essencial
http://bit.ly/curso-arduino-essencial

Aprenda a programar desde o zero, projetar e calcular circuitos elétricos e desenvolver projetos com a plataforma microcontroladora mais utilizada por empresas e universidades do mundo: o Arduino! Neste curso você aprenderá a trabalhar com LEDs, resistores, sensores, displays LCD; saberá como manusear um multímetro digital para medir grandezas elétricas tais como corrente, tensão e resistência e desenvolverá seu próprio sensor de estacionamento caseiro que emite sinais sonoros e mostra a distância.

Ciro Peixoto
Ciro Peixoto
01/08/2017 16:16

KKK!!! Pois é Sr. Euclides!!! – Na verdade o Intel “Edson” é uma ideia boa porem CARA demais para atingir o mercado amador de “Maker” (ou em bom português fazedores) ainda mais com alternativas a altura (a própria Toradex é uma plataforma excelente!! sem falar no Raspberry ou beagle) enfim….
Já no caso do Arduino 101 nunca usei e nem sei o preço mas ao que parece vai na mesma onda!!!

William
William
01/08/2017 13:00

Quem utiliza a plataforma Arduino já deve estar ciente que a mesma somente é viável para prototipagem, então sendo esta uma situação já prevista pelo usuário.
Para projetos profissionais desenvolva seu próprio hardware e firmware, assim conseguirá continuidade e confiabilidade.

Euclides Franco de Rezende
Euclides Rezende
26/07/2017 13:18

Pois é…bilhões de dólares não são nada comparados com uma boa idéia.
Não é uma fortuna que fará um elefante branco ser ágil e prático como um gato.
É uma pena, a quantidade de idiotas bem pagos que existem dentro dessas empresas enquanto gente esperta e inteligente estão nas ruas sem empregos.

WILSON PARDI JUNIOR
Reply to  Euclides Rezende
01/08/2017 02:07

E o pior é que ultimamente este tipo de decisão (de encerrar o desenvolvimento ou venda de um produto, seja “hardware” ou “software”) está se tornando rotina…

Por exemplo, antes disso a Intel já havia desistido do mercado de “wearables” depois de investir milhões de dólares…

A Google então nem se fala (ver o “link” abaixo):

http://www.businessinsider.com/discontinued-google-products-2016-8

Depois não sabem porque, a longo prazo, perdem clientes…

WEBINAR

Imagens de Ultrassom: Princípios e Aplicações

DATA: 26/10 ÀS 19:30 H