Arcoíris com a Particle Photon

No post anterior mostrei como fazer o primeiro programa na placa Particle Photon. Neste post iremos aprender como alternar ciclicamente pelas cores do arcoíris usando o LED RGB embutido na Particle Photon. Esse LED é usando pela Photon para indicar o estado do sistema e não possui nenhum método público na API para que sua cor seja alterada via código. No entanto, a ferramenta linha de comando particle possui uma opção chamada nyan que faz com que a Photon alterne ciclicamente pelas cores do arcoíris.

 

Caso você queira testar, execute o seguinte comando:

 

 

Esse comando indica que, apesar de não haver método publico na API, ainda assim podemos mudar a cor do LED RGB via código. No arquivo system_cloud_internal.cpp do código do firmware da Photon, podemos encontrar o método LED_Signaling_Override, o qual é chamado durante a execução do comando nyan.

 

O código abaixo mostra como esse método pode ser usado em nossos próprios programas. O programa lê o estado de um botão que, quando pressionado, fará com que a Photon inicie a sequência de cores do arcoíris. Você pode baixar o código completo no Github através do seguinte link: Particle Photon vomitando arcoíris

 

 

Bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará e mestre em Human-Computer Interaction no Rochester Institute of Technology. Trabalhou recementente como UX Designer para Hewlett Packard no projeto Grommet, um framework código aberto de User Experience para aplicações corporativas. Um cara que ama aprender.