Aquisição de dados para o Excel utilizando Arduino

Este post faz parte da série Aquisição de dados para o Excel utilizando Arduino. Leia também os outros posts da série:

Qual é o objetivo deste artigo?

 

Sabe-se que efetuar o registro dos valores das variáveis envolvidas em um determinado processo pode ser muito importante para a resolução de uma infinidade de questões que vão desde o acompanhamento por parte do operador ao longo do processo como para possibilitar um cenário onde torna-se possível a implementação de ferramentas voltadas para a realização de detecção e análise de falhas.

 

Desta maneira, este artigo tem como objetivo apresentar uma ferramenta que realiza a interface entre um Arduino UNO e o Microsoft Excel, que por sua vez é um dos, senão o mais utilizado, ambiente para manipulação direta e fácil de grandes quantidades de informação.

 

 

Procedimentos iniciais

 

O primeiro passo para realizar a interação descrita anteriormente consiste na obtenção da ferramenta em questão. Esta por sua vez, pode ser obtida aqui (não se esqueça de conferir o site do desenvolvedor).

 

Download do arquivo
Figura 1 - Download do arquivo

 

Em seguida, para proceder com a instalação, deve-se renomear a extensão do arquivo obtido de "eee" para "exe" e então executa-lo dando início à instalação da ferramenta.

 

 

Hardware utilizado

 

Para ilustrar a comunicação entre o Microsoft Excel e o Arduino UNO foram utilizados alguns componentes básicos, apresentados segundo o esquemático conforme a figura abaixo.

 

Elementos de hardware
Figura 2 - Elementos de hardware

 

 

Código do arduino

 

Para demonstrar o processo de registro dos dados no Microsoft Excel, utiliza-se em um primeiro momento o código fornecido pelo desenvolvedor, cujo nome é arduino_excel_21.ino.

 

Arquivo para ser gravado no Arduino UNO
Figura 3 - Arquivo para ser gravado no Arduino UNO

 

Observação: Neste artigo pretende-se apenas apresentar a ferramenta em questão, portanto, neste momento não haverá uma explicação do código, a qual será feita em um conteúdo posterior.

 

 

Planilha de dados

 

Assim como o desenvolvedor disponibilizou o código mostrado anteriormente, este também criou uma planilha básica que pode ser utilizada como ponto de partida para aplicações futuras. Esta também é instalada automaticamente, sendo que esta pode ser encontrada na pasta Arduino_Excel e possui o nome Arduino_Excel_21.xls

 

Planilha de aquisição de dados no Excel.
Figura 4 - Planilha de aquisição de dados.

 

Para abrir a interface de comunicação, é necessário que o usuário pressione ctrl + a com na planilha citada, de modo que, quando a janela for aberta, deve-se apenas selecionar a porta COM adequada e clicar em connect.

 

Interface de aquisição de dados.
Figura 5 - Interface de aquisição de dados.

 

 

Funcionamento básico 

 

Para entender o funcionamento básico desta ferramenta, deve-se salientar para o leitor que o desenvolvedor utilizou neste exemplo uma das entradas analógicas (A0) para a obtenção de um valor de 0 a 5V (já convertido em valores de tensão no próprio código). Além disso, também utilizou-se um valor randômico para complementar o exemplo.

 

O que o código em questão faz consiste basicamente em registrar as leituras obtidas das fontes citadas anteriormente em células específicas contidas na planilha do Microsoft Excel, de modo que pode-se aproveitar os recursos disponibilizados pelo mesmo para implementar vários tipos de representações dos dados inseridos.

 

Ao desenvolver esta ferramenta, o autor criou algumas aplicações na planilha para facilitar na implementação de novas funcionalidades. Entre elas, existe uma pequena tabela que mostra os valores atuais das entradas de dados, mostrada na figura 6.

 

Figura 6 - Valores atuais.

 

Além disso, a planilha cedida pelo desenvolvedor ainda traz uma espécie de lista para registro histórico dos valores obtidos.

 

Registro histórico.
Figura 7 - Registro histórico.

 

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, sinta-se à vontade para nos dar sugestões, críticas ou elogios. Posteriormente faremos um artigo explicando como funciona o código, bem como propondo algumas modificações na planilha para deixa-la mais útil. Não deixe de conferir o vídeo demonstrando o procedimento apresentado neste artigo.

 

Outros artigos da série

Código de aquisição de dados para Excel utilizando Arduino >>
Este post faz da série Aquisição de dados para o Excel utilizando Arduino. Leia também os outros posts da série:
Sou engenheiro eletricista graduado com ênfase em Controle e Automação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES e Técnico em Eletrotécnica pelo Instituto Federal do Espírito Santo - IFES. Me interesso por todas as vertentes existentes dentro da Engenharia Elétrica, no entanto, as áreas relacionadas à automação e instrumentação industrial possuem um significado especial para mim, assim como a Engenharia de Manutenção que na minha opinião é um setor fascinante.