17 Comentários

Aquisição de dados para o Excel utilizando Arduino

Este post faz parte da série Aquisição de dados para o Excel utilizando Arduino. Leia também os outros posts da série:

Qual é o objetivo deste artigo?

Sabe-se que efetuar o registro dos valores das variáveis envolvidas em um determinado processo pode ser muito importante para a resolução de uma infinidade de questões que vão desde o acompanhamento por parte do operador ao longo do processo como para possibilitar um cenário onde torna-se possível a implementação de ferramentas voltadas para a realização de detecção e análise de falhas.

Desta maneira, este artigo tem como objetivo apresentar uma ferramenta que realiza a interface entre um Arduino UNO e o Microsoft Excel, que por sua vez é um dos, senão o mais utilizado, ambiente para manipulação direta e fácil de grandes quantidades de informação.

Procedimentos iniciais

O primeiro passo para realizar a interação descrita anteriormente consiste na obtenção da ferramenta em questão. Esta por sua vez, pode ser obtida aqui (não se esqueça de conferir o site do desenvolvedor).

Download do arquivo
Figura 1 – Download do arquivo

Em seguida, para proceder com a instalação, deve-se renomear a extensão do arquivo obtido de eee” para “exe” e então executa-lo dando início à instalação da ferramenta.

Hardware utilizado

Para ilustrar a comunicação entre o Microsoft Excel e o Arduino UNO foram utilizados alguns componentes básicos, apresentados segundo o esquemático conforme a figura abaixo.

Elementos de hardware
Figura 2 – Elementos de hardware

Código do arduino

Para demonstrar o processo de registro dos dados no Microsoft Excel, utiliza-se em um primeiro momento o código fornecido pelo desenvolvedor, cujo nome é arduino_excel_21.ino.

Arquivo para ser gravado no Arduino UNO
Figura 3 – Arquivo para ser gravado no Arduino UNO

Observação: Neste artigo pretende-se apenas apresentar a ferramenta em questão, portanto, neste momento não haverá uma explicação do código, a qual será feita em um conteúdo posterior.

Planilha de dados

Assim como o desenvolvedor disponibilizou o código mostrado anteriormente, este também criou uma planilha básica que pode ser utilizada como ponto de partida para aplicações futuras. Esta também é instalada automaticamente, sendo que esta pode ser encontrada na pasta Arduino_Excel e possui o nome Arduino_Excel_21.xls

Planilha de aquisição de dados no Excel.
Figura 4 – Planilha de aquisição de dados.

Para abrir a interface de comunicação, é necessário que o usuário pressione ctrl + a com na planilha citada, de modo que, quando a janela for aberta, deve-se apenas selecionar a porta COM adequada e clicar em connect.

Interface de aquisição de dados.
Figura 5 – Interface de aquisição de dados.

Funcionamento básico 

Para entender o funcionamento básico desta ferramenta, deve-se salientar para o leitor que o desenvolvedor utilizou neste exemplo uma das entradas analógicas (A0) para a obtenção de um valor de 0 a 5V (já convertido em valores de tensão no próprio código). Além disso, também utilizou-se um valor randômico para complementar o exemplo.

O que o código em questão faz consiste basicamente em registrar as leituras obtidas das fontes citadas anteriormente em células específicas contidas na planilha do Microsoft Excel, de modo que pode-se aproveitar os recursos disponibilizados pelo mesmo para implementar vários tipos de representações dos dados inseridos.

Ao desenvolver esta ferramenta, o autor criou algumas aplicações na planilha para facilitar na implementação de novas funcionalidades. Entre elas, existe uma pequena tabela que mostra os valores atuais das entradas de dados, mostrada na figura 6.

Figura 6 – Valores atuais.

Além disso, a planilha cedida pelo desenvolvedor ainda traz uma espécie de lista para registro histórico dos valores obtidos.

Registro histórico.
Figura 7 – Registro histórico.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, sinta-se à vontade para nos dar sugestões, críticas ou elogios. Posteriormente faremos um artigo explicando como funciona o código, bem como propondo algumas modificações na planilha para deixa-la mais útil. Não deixe de conferir o vídeo demonstrando o procedimento apresentado neste artigo.

Outros artigos da série

Código de aquisição de dados para Excel utilizando Arduino >>
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Arduino » Aquisição de dados para o Excel utilizando Arduino
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
17 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Maurício Cardoso FC
Maurício Cardoso FC
02/08/2019 03:24

Em (http://www.robertovalgolio.com) não aparece opção para download, nem mesmo digitando /news/newversions . Alguém teria o arquivo para download em outro local ?

Lucas
Lucas
18/02/2019 07:42

Muito bom, estou fazendo um projeto aonde vou precisar dessa integração do Arduino com o Excell porém de uma forma um pouco mais complexa, voce poderia me dar umas dicas?

Danilo
Danilo
16/11/2018 15:22

Não estou conseguindo entrar no site do desenvolvedor (http://www.robertovalgolio.com) para realizar o download da ferramenta. O site não abre e aparece a mensagem “Não é possível acessar esse site”. Alguém teria o arquivo para download em outro local ?

Henrique Rossi
Reply to  Danilo
17/11/2018 09:25

Olá Danilo, acabei de acessar o link e está disponível o download da ferramenta. Não é problema de firewall ou algo do tipo?

Alex
Alex
13/11/2018 08:31

bom dia será que seria possivel alterar a planilha para obtenção de dados de oito entradas analógicas diferentes? estou fazendo um estudo de velocidade de propagação de chamas e usarei oito sensores infravermelhos passivos para registrar o momento em que a chama passa por eles.
Desde já muito obrigado pela contribuição, ajuda muito.

Att
Alex

Paulo Roberto Hotz
Paulo Roberto Hotz
31/08/2018 09:57

Olá meu caro Daniel Madeira…
Agradeço pela distribuição de seu conhecimento….
Minha pergunta…. É possível alterar a planilha para dados como por exemplo PSI ou Kgf. Estou em fase de estudos para desenvolver um mini dinamômetro utilizando célula de carga e juntamente arduino.
Enfim é possível montar uma planilha para ter informações dessa grandeza com vários resultados (leitura).
Lembrando que sou totalmente autodidata e sem nenhum conhecimento desta área que estou ingressando **arduino e afins**.

Ficarei muito grato por sua atenção…
Forte abraço…
Att: Paulo.

Rodrigo
Rodrigo
11/04/2018 11:34

Bom dia! Estou querendo utilizar um Sensor de Corrente Não Invasivo 100A SCT013 para criar um logger de consumo de corrente, adquirindo dados para o excel. Alguém já fez algo parecido? Poderia compartilhar a solução?

Rafael Megda
Rafael Megda
Reply to  Rodrigo
09/07/2018 14:30

Eu estou fazendo isso, porem, estou usando python para fazer a gravação dos dados em um banco MySql e carrego os dados no Excel. Os códigos no python são muito simples e confiáveis, e a comunicação entre o Excel é o MySql é nativa.

Rodrigo Benetti
Rodrigo Benetti
Reply to  Rafael Megda
09/07/2018 15:07

Bacana! Tens algum post com o passo-a-passo dessa sua solução, tanto em hardware como em software? Ou quem sabe poderias compartilhar mais informações via email? Meu email é [email protected], ficaria muito agradecido!

Conrado Novo
Conrado
20/03/2018 13:43

Existe suporte para utilizar no MacOS ?

Simone leite da silva Simones@emc5.com.br
simones
29/01/2018 15:58

Olá ótima tarde, minha pergunta é, ele só servirão para portas analógicas?, em “Serial.begin(115200);, não pode ser 9600.
praticamente o meu não funcionou.

Ed Rouds
Ed Rouds
19/04/2017 20:12

Quando vou abrir o arquivo no Excel o Microsoft Visual Basic apresenta o seguinte erro :
Erro de compilação:
E impossível localizar o projeto ou a biblioteca ..
oque tenho que fazer para que isso nao aconteça .

grato

Danilo
Danilo
Reply to  Ed Rouds
17/11/2018 10:23

Consegui realizar o download, porém quando vou abrir seguindo os passos do vídeo, acontece a mesma coisa. “MICROSOFT VISUAL BASIC FOR APPLICATION – Erro de compilação: Impossível localizar o projeto ou a biblioteca”.

Quando dou um ok nesta janela e volto para o excel, não aparece a interface “ArduinoExcel 2.1” para eu conectar com o arduino

Lívia
Lívia
Reply to  Danilo
20/11/2018 14:47

O mesmo aconteceu comigo! Seria algo relacionado à versão do Excel?
Alguém conseguiu solucionar este problema?

Anderson Burigo
Anderson Burigo
Reply to  Lívia
09/03/2019 20:26

Isso tem algo relacionado com a biblioteca arduino excel.tlb. Para solucionar, estando no Visual Basic, primeiro pare o projeto. Depois vá em Ferramentas/Referências. Vai abrir uma lista com várias bibliotecas, possivelmente já estará marcado em azul e descrito como AUSENTE:arduino excel Interface, que se refere ao problema. Precisa procurar esta biblioteca e apontar para ela, ou colocar este arquivo no caminho que vai aparecer no rodapé da tela que abriu!
Agora onde encontro este arquivo ainda estou tentando descobrir!!

Espero ter ajudado!

Talvez você goste:

Séries



Outros da Série

Menu

WEBINAR
 
BlueNRG-LP – Bluetooth 5.2 de longo alcance para aplicações industriais

Data: 05/11 às 15:00h - Apoio: STMicroelectronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link