Livro: Aprenda Eletrônica Com Arduino

Livro Eletrônica com Arduino

O Arduino possibilita que diversas pessoas tenham contato com eletrônica e programação. Como já sabemos, a plataforma foi criada para pessoas que não possuem conhecimentos básicos de eletrônica, microcontroladores e programação. Dependendo do foco de uso, não há necessidade de dominar essas áreas de conhecimento, porém, tais conceitos são importantes para resolver problemas ou desenvolver projetos mais elaborados. Mas como ensinar conceitos de eletrônica e programação de microcontroladores para iniciantes/makers que não são da área de eletrônica? Esse é um desafio que estou explorando com o projeto Franzininho e estou em busca de formatos para a criação de um material didático para os iniciantes em eletrônica e programação.

 

Recentemente conheci o livro Aprenda Eletrônica com Arduino, da Novatec, e achei muito interessante a abordagem dos autores, onde exploram os conceitos básicos de eletrônica e programação de forma didática e divertida. A seguir vou apresentar um resumo dos capítulos.

 

 

Sobre o livro "Aprenda eletrônica com Arduino"

 

O livro, escrito por Jody Culki e Eric Hagan, tem o foco de ensinar eletrônica e Arduino para os iniciantes. Possui uma excelente divisão de conteúdos, apresentando-os de forma muito didática com excelentes ilustrações. Esse formato ajuda na compreensão dos conceitos mesmo pelos leitores sem qualquer conhecimento prévio de eletrônica.

 

O livro começa com uma introdução à plataforma Arduino, exibindo as placas, componentes e ferramentas. Logo em seguida são apresentados os primeiros passos com o Arduino. São exibidos os detalhes da placa Arduino UNO e como ligá-la ao computador.

 

O capítulo 3 foi dedicado aos conceitos básicos de circuitos, que servirão como base para a construção de circuitos com Arduino. Os autores abordaram de forma muito didática, como funciona um circuito e sobre os elementos que o compõem.

 

O capítulo seguinte exibe os primeiros passos para programação do Arduino, desde como baixar a IDE até a programação de um circuito básico com LEDs. Gostei da forma que eles explicam e detalham tudo no texto.

 

Dando sequência, os autores dedicam um capítulo para reforçar os conceitos de eletricidade, detalhando as grandezas tensão, corrente e resistência, explorando circuitos, medições e apresentaram a Lei de Ohm. Um ótimo capítulo para reforçar os conceitos fundamentais para se trabalhar com eletrônica e entender como tudo funciona.

 

No capítulo 6 são exploradas as entradas e saídas digitais através de circuitos com teclas, LEDs e speaker. Os autores detalham de forma muito didática o funcionamento dos circuitos e os detalhes dos códigos. A programação do Arduino é exibida de forma didática e divertida. A partir desse capítulo o leitor já terá uma boa base para criar projetos simples com Arduino.

 

Seguindo, são exploradas as entradas analógicas através da leitura de potênciometro e sensores analógicos. Também foram exploradas as saídas PWM, que são consideradas saídas analógicas no Arduino. Os autores aproveitaram para detalhar a comunicação serial, usada para visualização dos valores no monitor Serial da IDE.

 

Foi dedicado um capítulo inteiro para os servo motores, onde foram apresentados os detalhes mecânicos, elétricos e programação. Os autores ensinam neste capítulo as estruturas de repetição e operadores, à medida que vão apresentando os exemplos de código.

 

O último capítulo é dedicado ao gerenciamento de projetos, apresentação de alguns componentes úteis e placas avançadas com Arduino. É uma forma de motivar o leitor a continuar explorando esse universo.

 

Por fim, há um apêndice bem ilustrado que ensina como ler código de cores de resistores.

 

 

Conclusão

 

O livro, bem ilustrado e didático, é uma excelente opção para os iniciantes na plataforma Arduino, principalmente para os que não possuem base de eletrônica e querem dar os primeiros passos na plataforma. Apresenta os conceitos básicos de forma eficiente, permitindo que o leitor aprenda e explore circuitos interativos de forma divertida.

 

Achei muito interessante a abordagem e a forma que apresentaram os conceitos de eletrônica e programação. Recomendo o livro como material de referência para os professores e instrutores, que, assim como eu, procuram formas de ensinar eletrônica para os entusiastas e makers.

 

Aproveite e compre o livro com 20% de desconto usando o código promocional: EMBARCADOS, durante a compra no site da Novatec.

 

Saiba mais

 

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Também atuou no ensino técnico de eletrônica e programação. Hoje é responsável pelo operacional do Embarcados, onde trabalha para levar conteúdo de eletrônica, programa de sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Entusiastas do movimento maker, DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e sistemas Embarcados, além de projetos open hardware. Realiza palestras e workshops onde leva conhecimento para as pessoas de forma presencial.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar