Aprenda a analisar o ripple da sua fonte

ripple-destaque

Uma fonte de alimentação do tipo linear geralmente apresenta oscilação no nível DC, conhecida como ripple.

Para conseguir uma tensão contínua através de uma tensão AC, proveniente da rede de alimentação (110/220 V 60Hz), é necessário um circuito retificador. A tensão proveniente da rede, geralmente, é abaixada através de um transformador, que além de baixar a tensão, faz a isolação galvânica da mesma. A tensão reduzida e isolada da rede é ligada a um circuito retificador, geralmente construído por diodos, que retifica essa onda, deixando em nível DC. O circuito retificado pode ser de meia onda ou de onda completa, o que resultará em uma saída conforme a figura 1:

Ripple-01
Figura 1 – Formas de onda para retificadores

Após a retificação, a onda passa por uma etapa de filtragem, que é composta por um capacitor, e cuja função é deixar a forma de onde de saída o mais próximo de uma tensão contínua pura. Porém, dependendo do valor do capacitor e da corrente consumida pela carga, aparece o chamado ripple, que é uma ondulação na tensão fornecida pela fonte. A figura 1 exibe um exemplo de ripple:

ripple-02
Figura 2 – Forma de onda para uma tensão com ripple

Esse ruído pode influenciar nos circuitos alimentados por tal fonte, como, por exemplo, circuitos amplificadores.

É possível calcular a tensão de ripple e, assim, dimensionar o capacitor de filtro da fonte para reduzir o seu ripple. Calcula-se também o fator de ripple que é a relação entre o valor RMS da tensão de saída e o valor DC.

Para entender os conceitos e verificar o funcionamento na prática, a seguir é apresentada uma excelente vídeo aula desenvolvida pelo Engenheiro Wagner Rambo da WR Kits em seu canal no Youtube. Confira!

Análise de Ripple

Para mais vídeos, acesse o canal do WR Kits no Youtube e bons estudos!

Qualquer dúvida deixe seu comentário ou acesse o nosso fórum e deixe sua pergunta.

Aprenda mais

Monte sua própria fonte de bancada

Projetando regulador chaveado de baixo ripple para MCU’s e FPGA’s

Medição de Ripple – Você está medindo da forma correta?

Website | Veja + conteúdo

O Embarcados tem como foco inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu