Aplicativos abandonados são muitos e perigosos

O número de aplicativos que não são atualizados há pelo menos dois anos nas principais lojas digitais, Apple Store e Google Play é enorme: chega a mais de 1,5 milhão.

A estimativa é da Pixalate, empresa voltada à proteção contra fraudes, segundo a qual no final do primeiro trimestre de 2022, as aplicações abandonadas nas duas lojas são cerca de 30% de todas as existentes nelas, entre 4 e 5 milhões.

No final de 2021, os aplicativos regularmente atualizados eram 1,3 milhão, menos do que os abandonados. Mas há aspectos piores: a Pixalate destaca a existência de cerca de 314 mil aplicativos que não recebem novas atualizações há mais de 5 anos, distribuídos quase igualmente entre as duas lojas: 58% na Apple Store e 42% na Google Play. 

As consequências de tal cenário são previsíveis: um aplicativo obsoleto, pouco ou nunca atualizado é uma fonte de potenciais riscos de segurança para os usuários que continuam a usá-lo.

Por outro lado, a empresa constatou que os aplicativos mais baixados são atualizados regularmente: 88% daqueles com mais de um milhão de downloads foram atualizados entre outubro de 2021 e março de 2022. 

O estudo também fornece alguns dados sobre os tipos de aplicativos atualizados regularmente: são os voltados a finanças, saúde e compras. Jogos e aplicativos educacionais são abandonados mais facilmente: 38% deles não receberam atualizações nos últimos dois anos. Esse dado é preocupante, pois aplicativos desses tipos são utilizados   principalmente por usuários mais jovens e menos conscientes no que se refere a riscos.

Segurança é algo cada vez mais importante, devendo ser objeto da preocupação de todos. No ambiente empresarial brasileiro fica clara essa preocupação, pois 83%    das empresas que atuam em nosso país preveem um crescimento nos gastos nessa área em 2022.

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Software » Aplicativos abandonados são muitos e perigosos
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.