As quatro tendências de mercado que impulsionam a inovação de antenas e conectores

antenas e conectores

A Molex se juntou à Mouser no patrocínio à Teardown 2019 da Crowd Supply, um evento para descobrir e compartilhar hardware que se concentrava nas quatro tendências que impulsionam a inovação de antenas e conectores. O evento deu à Molex um feedback importante das pessoas que utiliizam as soluções Molex em seus dispositivos. O tempo gasto com engenheiros de hardware e software e consumidores finais de eletrônicos é sempre útil para a Molex. Este ano, o evento ajudou a Molex, juntamente com sua parceira Mouser, a entender de maneira mais ampla os diferentes desafios de projeto e oportunidades de aplicação que influenciarão no desenvolvimento e as extensões de produtos da Molex.

 

Tendências de Mercado

 

No encontro, foram levantadas as tendências globais que afetam o projeto e o desenvolvimento de micro soluções, incluindo:

  1. Interface do usuário: mais aplicações usam interfaces para comunicação e a maioria das interfaces de usuário possui pontos de conexão flex-to-board (F-to-B) que exigem um circuito impresso flexível ou um conector board-to-board (B-to-B).
  2. Recursos: A demanda por sensores, microfones, alto-falantes, conectores para baixa tensão e câmeras está aumentando a modularidade, que requer mais conexões de sinal F-to-B e wire-to-board.
  3. Velocidade: os conjuntos Flex estão se tornando mais complexos e têm requisitos mais altos de desempenho de integridade de sinal, impulsionando pontos de conexão de alta densidade e a necessidade de conectores F-to-B e B-to-B - aliado com a velocidade, é necessário confiabilidade.
  4. Perfil: o perfil interno dessas aplicações está se restringindo ao espaço. A modularidade aumentada limita o espaço do conector e de outros componentes, exigindo um produto ultra baixo.

 

A tênue linha entre sucesso e mediocridade

 

Um tema comum durante os workshops Teardown foi a falta de entendimento de alguns detalhes da tecnologia de microssoluções, o que resulta em um desempenho suficientemente bom - em outras palavras, fracasso em vez de sucesso. Indo além de “apenas ok” para obter o desempenho ideal, é necessário tomar decisões sobre como um produto ou sistema será utilizado.

 

Uma das áreas de tecnologia de micro solução discutida foi a radiofrequência (RF). Não basta simplesmente selecionar um produto. O conceito do produto pode estar em pauta, mas se a RF é uma reflexão tardia ou se o produto deve ser aplicado de uma maneira nova e sem documentos, o desempenho provavelmente não alcançará o que é possível, o que pode refletir mal (e injustamente) no produtos. Tome antenas, por exemplo. Quanto mais cedo você considerar o impacto da RF, melhor será o design e o desempenho.

 

Por exemplo, com um novo produto para dispositivo móvel com um invólucro metálico e grandes expectativas para um bom desempenho de RF, deve-se prestar muita atenção à seleção da antena e como ela é projetada no sistema. Possivelmente:

  • É necessária mais de uma antena para garantir que o sinal possa irradiar em todas as direções.
  • São necessárias antenas externas, ou o gabinete de metal precisará de aberturas de "janelas de RF" no metal para permitir que os padrões de antena irradiem e recebam sinais de RF.

 

Em poucas palavras, pode ser necessário repensar as escolhas iniciais de tecnologia, uma vez que o projetista tiver toda a dimensão do projeto. Um entendimento mais profundo e a troca iterativa de detalhes nos principais componentes e tecnologias podem fazer a diferença entre os níveis de desempenho, o que afetará a maneira como um dispositivo é percebido pelos usuários finais (bom / funciona conforme o esperado ou não é muito bom / menos do que o esperado).

 

No design do projeto sempre haverá restrições. Trabalhar com os engenheiros para identificar e compensar essas restrições nos permite usar diferentes técnicas e abordagens para aumentar a eficácia geral do produto e fornecer um produto menor, mais rápido e mais denso em termos de energia, que utiliza menos espaço na placa.

 

Para Saber mais sobre conectores e antenas

 

Para saber mais sobre as soluções inovadoras de conectores e antenas da Molex (Figura 1), visite a página Molex.

 

antenas e conectores

Figura 1: Imagem da família Micro Connector e soluções de antena da Molex. (Fonte: Molex)

 

 

Artigo escrito originalmente pelo time Molex para Mouser Electronics: The Four Market Trends Driving Antenna and Connector Innovation. Traduzido por Equipe Embarcados.

 

Para mais artigos como esse, acesse o link.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Notícias » As quatro tendências de mercado que impulsionam a inovação de antenas e conectores
Talvez você goste:
Comentários:

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar

Séries

Menu

WEBINAR
 
Linux Embarcado: Desvendando o Pin Control Subsystem - Kernel Linux

Data: 26/02 às 19:30 h | Apoio: Mouser Electronics
 
INSCREVA-SE AGORA »



 
close-link