Site icon Embarcados – Sua fonte de informações sobre Sistemas Embarcados

Anatel publica Ato Normativo para padrões Nb-IoT, Cat. M1 e Cat.NB1

imagem de destaque

Os padrões de comunicação Nb-IoT, Cat. M1 e Cat.NB1 prometem ser os próximos padrões de alta velocidade para comunicação sem fio utilizando tecnologia móvel celular, utilizados em sensores e sistemas embarcados conectados, muitos deles com necessidades diferentes de baixo consumo. A grande quantidade de dispositivos que surgirão nos próximos anos demanda uma tecnologia adequada para suportar esse crescente número de hardwares conectados.

Até o começo deste ano estava em tramitação nos órgãos de normatização e certificação para telecomunicações as regras a serem seguidas para homologação de dispositivos IoT (hardwares) que contêm módulos que se comunicam utilizando Nb-IoT, Cat. M1 e Cat.NB1. Então, a Anatel publicou, recentemente, o Ato Nº 630, de 1º de fevereiro de 2019. O texto determina os requisitos suficientes para as tecnologias Nb-IoT, Cat. M1 e Cat.NB1 para Estação Terminal de Acesso – ETA, seguindo a norma ETSI TS 136 521-1 V14.4.0 (2017-11) LTE.

O novo Ato normativo publicado pela Anatel torna compulsória a realização dos ensaios para certificação dos dispositivos que utilizam Internet das Coisas (IoT), nas tecnologias em questão. Alguns laboratórios já estão se preparando para receber tais tecnologias para homologação. O Instituto Eldorado em Campinas é um dos laboratórios que já apresentam a infraestrutura (tecnologia) adequada, além de permissões necessárias para homologação de produtos que contenham hardware com os padrões de comunicação Nb-IoT, Cat. M1 e Cat.NB1.

Veja a íntegra do texto da Anatel no link a seguir, publicado na seção “Atos de Requisitos de Certificações”:
http://www.anatel.gov.br/legislacao/atos-de-requisitos-tecnicos-de-certificacao/2019/1232-ato-630