Anatel publica Ato Normativo para padrões Nb-IoT, Cat. M1 e Cat.NB1

Os padrões de comunicação Nb-IoT, Cat. M1 e Cat.NB1 prometem ser os próximos padrões de alta velocidade para comunicação sem fio utilizando tecnologia móvel celular, utilizados em sensores e sistemas embarcados conectados, muitos deles com necessidades diferentes de baixo consumo. A grande quantidade de dispositivos que surgirão nos próximos anos demanda uma tecnologia adequada para suportar esse crescente número de hardwares conectados.

 

Até o começo deste ano estava em tramitação nos órgãos de normatização e certificação para telecomunicações as regras a serem seguidas para homologação de dispositivos IoT (hardwares) que contêm módulos que se comunicam utilizando Nb-IoT, Cat. M1 e Cat.NB1. Então, a Anatel publicou, recentemente, o Ato Nº 630, de 1º de fevereiro de 2019. O texto determina os requisitos suficientes para as tecnologias Nb-IoT, Cat. M1 e Cat.NB1 para Estação Terminal de Acesso – ETA, seguindo a norma ETSI TS 136 521-1 V14.4.0 (2017-11) LTE.

 

O novo Ato normativo publicado pela Anatel torna compulsória a realização dos ensaios para certificação dos dispositivos que utilizam Internet das Coisas (IoT), nas tecnologias em questão. Alguns laboratórios já estão se preparando para receber tais tecnologias para homologação. O Instituto Eldorado em Campinas é um dos laboratórios que já apresentam a infraestrutura (tecnologia) adequada, além de permissões necessárias para homologação de produtos que contenham hardware com os padrões de comunicação Nb-IoT, Cat. M1 e Cat.NB1.

 

Veja a íntegra do texto da Anatel no link a seguir, publicado na seção "Atos de Requisitos de Certificações":
http://www.anatel.gov.br/legislacao/atos-de-requisitos-tecnicos-de-certificacao/2019/1232-ato-630

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Thiago Lima
Apaixonado por sistemas digitais e circuitos eletrônicos, ja contabilizo 16 anos trabalhando com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Formado na USP Sao Carlos, com mestrado em Engenharia Elétrica no Rochester Institute of Technology pelo CsF, atualmente lidero boa parte das operações do Embarcados, buscando levar conhecimento de sistemas eletrônicos para o Brasil. Experimentar o mundo das startups nos EUA foi transformador. La fui cofundador de uma startup de tecnologia chamada Una, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. No Laboratório Hacker de Campinas sou um dos entusiastas de novas tecnologias e apoio iniciativas da comunidade. Tambem participo de atividades comunitarias e sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Sou sonhador mesmo e quero acender a luz ?

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar