LabTool - Analisador e Gerador de Sinais

LabTool

LabTool é um analisador e gerador de sinais analógios e digitais, cujo software é open software e custa 99 Euros. É o primeiro produto da Embedded Artists com foco na Raspberry Pi e software aberto, sendo que a aplicação já foi testada nessa placa e no Windows. O hardware é uma composição de um LpcLink2 - um debugger SWD e Trace para a linha de microcontroladores da NXP que conta com um MCU de 3 núcleos ARM - com firmware alterado e uma placa base.

 

No total são onze os canais digitais instalados e dois os analógicos, com alimentação separada para os canais digitais e analógicos. A ferramenta tem um desempenho de amostragem máximo de 100MS/s em quatro canais digitais simultâneos sem trigger, e 80MS/s em um canal analógico, também sem trigger. Na parte de geração, os canais digitais podem gerar sinais a 80MS/s e os analógicos podem gerar formas de onda quadrada, senoidal e triangular com 40kHz de largura de banda.

 

A documentação é boa e o suporte não foi avaliado. Quanto à instalação, no Linux dá mais trabalho e não possui suporte oficial, ao contrário do Windows, tanto em suporte quanto dificuldade.

 spi frame error.preview

 

O software é simples e eficiente, possui uma bela interface, interpretadores de protocolos (SPI, I2C e UART) e ambientes distintos para geração e aquisição de sinais. Vale enfatizar que é open source e deve ser facilmente expandido, já foi bem escrito usando o framework Qt. Não deve existir complexidades em acrescentar um analisador digital de memória na tela de aquisição, por exemplo.

 

O preço é um pouco alto, ainda mais se acrescido dos custos de frete e importação. Contanto se comparado aos demais analisadores USB, o preço é ainda é competitivo, uma vez que o LabTool possui melhores características, suporte e um software aberto.

 

Sem dúvidas é uma ferramenta recomendada. Tenho-o usado em atividades reais de trabalho, diagnosticando SPI, PWM e comunicação paralela em plataforma com Linux embarcado, onde a ferramenta deixou a desejar em nada.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar