AGC - O primeiro grande Sistema Embarcado

AGC primeiro sistema embarcado

O primeiro grande sistema embarcado que se tem notícia é o AGC (Apollo Guidance Computer), ou AGC. Ele foi desenvolvido para propiciar, através de interfaces eletrônicas, poder computacional para a navegação e controle de uma espaçonave. Ele era um microcomputador de 16 bits, 15 de dados e 1 de paridade, que operava a 1,024 MHz e que possuía 2048 words de memória RAM e 36864 words de memória de programa. Esse microcomputador foi um dos primeiros computadores digitais a utilizar CIs e foi utilizado no controle das aeronaves Apollo (que em diversas missões nas décadas de 60 e 70, levaram o homem à lua). Foi inventado pelo laboratório de instrumentação do MIT, nos Estados Unidos e fabricado pela Raytheon a partir de 1966.  

 

sistema-embarcado-acg
Figura 1 -Sistema Embarcado utilizado nas aeronaves Apollo

 

 

Caracteristicas do AGC

 

O AGC possuía uma Interface Homem máquina composta de um teclado numérico e displays eletroluminescentes, que permitia sua operação pelos astronautas, a visualização de dados e a execução e sua programação. Esse módulo IHM era chamada de DSKY.  

 

Sistema-embarcado-IHM-acg
Figura 2 - Interface Homem Máquina

 

O AGC utilizava a primeira geração de circuitos integrados – Portas NOR de 3 entradas cada e implementadas utilizando tecnologia RTL, resistor Transistor Logic - Esses CIs foram feitos pela Fairchild. Esse sistema não utilizava microprocessador – o primeiro processador foi desenvolvido pela Intel e lançado apenas em 1971. Veja a imagem abaixo:

 

Sistema-Embarcado-NOR
Figura 3 - Portas NOR de 3 entradas

 

Enquanto a versão 1 usava 4100 CIs, cada um com 1 porta NORs de 3 entradas, a versão 2, usada em missões espaciais com tripulação, usava 2800 CIs, cada um contendo 2 portas NOR com 3 entradas.

 

Sua importância foi crucial para que os cálculos exatos da navegação fossem feitos, o que permitiu que o homem chegasse à Lua e o trouxesse de volta à Terra, independente de cálculos de rota feitos na terra.

 

Referências

 

Microcontroladores RL78 Guai Básico – Renesas – Fábio Pereira, página 17 e 18.

Computer History Museum

Computer Weekly

AGC: User´s View

Fiz mestrado em Engenharia Elétrica pelo Rochester Institute of Technology. Minha paixão por sistemas digitais e circuitos eletrônicos me proporcionou experiência ao trabalhar por 16 anos com desenvolvimento de produtos eletrônicos. Nos Estados Unidos fui fundador de uma startup de tecnologia chamada Una, onde trabalhei por 8 meses, sendo acelerado e incubado por um programa especial de Startups no RIT. Ao final, recebemos um prêmio de melhor startup do programa. Sou um dos responsáveis pela Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, onde escrevo regularmente artigos sobre redução de resíduos. Também faço parte do Laboratório Hacker de Campinas, um dos lugares onde mais bombam atividades relacionadas a tecnologia just for fun. Atualmente sou CMO do Embarcados.