AGC – O primeiro grande Sistema Embarcado

AGC

O primeiro grande sistema embarcado que se tem notícia é o AGC (Apollo Guidance Computer), ou AGC. Ele foi desenvolvido para propiciar, através de interfaces eletrônicas, poder computacional para a navegação e controle de uma espaçonave. Ele era um microcomputador de 16 bits, 15 de dados e 1 de paridade, que operava a 1,024 MHz e que possuía 2048 words de memória RAM e 36864 words de memória de programa. Esse microcomputador foi um dos primeiros computadores digitais a utilizar CIs e foi utilizado no controle das aeronaves Apollo (que em diversas missões nas décadas de 60 e 70, levaram o homem à lua). Foi inventado pelo laboratório de instrumentação do MIT, nos Estados Unidos e fabricado pela Raytheon a partir de 1966.  

sistema-embarcado-acg
Figura 1 -Sistema Embarcado utilizado nas aeronaves Apollo

Caracteristicas do AGC

O AGC possuía uma Interface Homem máquina composta de um teclado numérico e displays eletroluminescentes, que permitia sua operação pelos astronautas, a visualização de dados e a execução e sua programação. Esse módulo IHM era chamada de DSKY.  

Sistema-embarcado-IHM-acg
Figura 2 – Interface Homem Máquina

O AGC utilizava a primeira geração de circuitos integrados – Portas NOR de 3 entradas cada e implementadas utilizando tecnologia RTL, resistor Transistor Logic – Esses CIs foram feitos pela Fairchild. Esse sistema não utilizava microprocessador – o primeiro processador foi desenvolvido pela Intel e lançado apenas em 1971. Veja a imagem abaixo:

Sistema-Embarcado-NOR
Figura 3 – Portas NOR de 3 entradas

Enquanto a versão 1 usava 4100 CIs, cada um com 1 porta NORs de 3 entradas, a versão 2, usada em missões espaciais com tripulação, usava 2800 CIs, cada um contendo 2 portas NOR com 3 entradas.

Sua importância foi crucial para que os cálculos exatos da navegação fossem feitos, o que permitiu que o homem chegasse à Lua e o trouxesse de volta à Terra, independente de cálculos de rota feitos na terra.

Referências

Microcontroladores RL78 Guai Básico – Renesas – Fábio Pereira, página 17 e 18.

Computer History Museum

Computer Weekly

AGC: User´s View

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware, Sistemas Digitais
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:

Séries

Menu

EVENTO ONLINE

Simplificando seus projetos de Internet das coisas com o iMCP HT32SX Sigfox

DATA: 18/05 às 15:00h