Adafruit HUZZAH32 – ESP32 Feather Board

A placa

A Adafruit Feather é uma linha de placas de desenvolvimento criada pela Adafruit cujos principais diferenciais são a flexibilidade, a portabilidade e a leveza. Hoje estarei apresentando o modelo HUZZAH32 Feather Board. Farei uma introdução sobre ela, explicando suas características, e realizarei um projeto com ela.

Características da Adafruit HUZZAH32

A Adafruit Feather HUZZAH32 é baseada no módulo WROOM32, fabricado pela Espressif Systems. O módulo contém um chip ESP32 dual-core, 4 MB de SPI Flash e antena sintonizada. O ESP32, além de muito poderoso, possui suporte para Wi-Fi e Bluetooth, tanto Clássico quanto Low Energy (LE). O microcontrolador presente no módulo é o Tensilica LX6. Isso faz da Feather HUZZAH32 uma placa excelente para aplicações wireless e de IoT. A lista de especificações técnicas mais avançadas do ESP32 podem ser encontradas aqui.

Pinagem

Uma das vantagens mais expressivas do ESP32 em relação ao ESP8266 é a maior quantidade de GPIOs. A Feather32 possui 13 portas analógicas e 11 GPIOs. Temos também os pinos TX e RX para comunicação serial e pinos SCL e SDA para a utilização de dispositivos I2C e SPI, que não devem faltar.

Há várias maneiras de se fornecer energia à Feather. Além da entrada micro USB, temos o conector JST, através do qual é possível alimentá-la com uma bateria LiPo 3,7/4,2 V. Como se já não bastasse, ainda temos o pino BAT (ligado ao conector JST).

Importante: O ESP32 trabalha com 3,3V. Utilizá-lo com tensão superior pode danificar a placa.

Pinos da Placa Adafruit HUZZAH32.
Figura 1 - Pinos da Placa Adafruit HUZZAH32.

Considerações Finais

Como o intuito deste artigo era apenas fazer a apresentação da placa, deixarei a parte da realização efetiva de projetos para um próximo artigo, já que a instalação da Adafruit HUZZAH32 e a sua configuração é um processo um tanto quanto complicado e laborioso. Portanto, este artigo vai ficando por aqui. Também gostaria de ressaltar que a HUZZAH32 é focada em desenvolvedores, possuindo defeitos e bugs que ainda estão sendo corrigidos pela comunidade. Portanto, não a recomendo para quem ainda está começando, sendo pouco amigável a makers de primeira viagem. Espero ter trazido informações relevantes a respeito da placa, transmitindo conhecimento útil. Em breve, estarei ensinando a programação e montagem de projetos com ela.

Saiba mais

ESP32: o sucessor do ESP8266

Configurando o ambiente de desenvolvimento do ESP32 no Windows

Conhecendo o co-processador ULP (Ultra Low Power) do ESP32

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Hardware » Adafruit HUZZAH32 – ESP32 Feather Board
Talvez você goste:
Comentários:

Deixe um comentário

avatar
  Notificações  
Notificar

Séries

Menu