Adafruit HUZZAH32 – ESP32 Feather Board

A placa

 

A Adafruit Feather é uma linha de placas de desenvolvimento criada pela Adafruit cujos principais diferenciais são a flexibilidade, a portabilidade e a leveza. Hoje estarei apresentando o modelo HUZZAH32 Feather Board. Farei uma introdução sobre ela, explicando suas características, e realizarei um projeto com ela.

 

Características da Adafruit HUZZAH32

 

A Adafruit Feather HUZZAH32 é baseada no módulo WROOM32, fabricado pela Espressif Systems. O módulo contém um chip ESP32 dual-core, 4 MB de SPI Flash e antena sintonizada. O ESP32, além de muito poderoso, possui suporte para Wi-Fi e Bluetooth, tanto Clássico quanto Low Energy (LE). O microcontrolador presente no módulo é o Tensilica LX6. Isso faz da Feather HUZZAH32 uma placa excelente para aplicações wireless e de IoT. A lista de especificações técnicas mais avançadas do ESP32 podem ser encontradas aqui.

 

Pinagem

 

Uma das vantagens mais expressivas do ESP32 em relação ao ESP8266 é a maior quantidade de GPIOs. A Feather32 possui 13 portas analógicas e 11 GPIOs. Temos também os pinos TX e RX para comunicação serial e pinos SCL e SDA para a utilização de dispositivos I2C e SPI, que não devem faltar.

 

Há várias maneiras de se fornecer energia à Feather. Além da entrada micro USB, temos o conector JST, através do qual é possível alimentá-la com uma bateria LiPo 3,7/4,2 V. Como se já não bastasse, ainda temos o pino BAT (ligado ao conector JST).

 

Importante: O ESP32 trabalha com 3,3V. Utilizá-lo com tensão superior pode danificar a placa.

 

Pinos da Placa Adafruit HUZZAH32.
Figura 1 - Pinos da Placa Adafruit HUZZAH32.

 

Considerações Finais

 

Como o intuito deste artigo era apenas fazer a apresentação da placa, deixarei a parte da realização efetiva de projetos para um próximo artigo, já que a instalação da Adafruit HUZZAH32 e a sua configuração é um processo um tanto quanto complicado e laborioso. Portanto, este artigo vai ficando por aqui. Também gostaria de ressaltar que a HUZZAH32 é focada em desenvolvedores, possuindo defeitos e bugs que ainda estão sendo corrigidos pela comunidade. Portanto, não a recomendo para quem ainda está começando, sendo pouco amigável a makers de primeira viagem. Espero ter trazido informações relevantes a respeito da placa, transmitindo conhecimento útil. Em breve, estarei ensinando a programação e montagem de projetos com ela.

 

Saiba mais

 

ESP32: o sucessor do ESP8266

Configurando o ambiente de desenvolvimento do ESP32 no Windows

Conhecendo o co-processador ULP (Ultra Low Power) do ESP32

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons
Adafruit HUZZAH32 – ESP32 Feather Board por Giovanni Cerqueira. Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Giovanni Cerqueira
16 anos. Apaixonado por programação e placas de desenvolvimento. Sou especialmente fã da plataforma Arduino, na qual tenho mais experiência. De vez em quando me aventuro com RaspberryPi. Iniciante na área, busco sempre aprender coisas novas.

Deixe um comentário

avatar
 
  Notificações  
Notificar