
Apalis - Uma nova arquitetura para computação embarcada
A complexidade dos sistemas embarcados atuais cria diversos desafios para engenheiros e gerentes de projeto. O uso de computadores em módulo (CoM) efetivamente ameniza essa situação. A… veja+ |

Boas práticas para o desenvolvimento de software - Parte 1
A minha experiência profissional é baseada no desenvolvimento de software básico (firmware) para microprocessadores, microcontroladores de 8 ou 16 bits e DSPs (Digital Signal Processors). Qual o sistema operacional que costumo utilizar? Nenhum desses tradicionais. Na verdade, em geral desenvolvo os sistemas para os meus projetos. A… veja+ |
Arduino - Entradas Analógicas
No artigo anterior descrevemos os pinos de entrada e saída digitais abordando as suas características e as funções para trabalhar com escrita e leitura de sinais digitais na plataforma Arduino. Nesse artigo vamos aprender sobre as entradas analógicas e compreender seu funcionamento para no futuro aplicar essa técnica para seus projetos. … veja+
|
GNU ARM Cross-toolchain - Configurando stack e heap
Na primeira parte da série, foi cross-compilada uma aplicação simples e em seguida foi utilizado o OpenOCD para realizar a gravação do binário gerado na memória Flash do microcontrolador. Mas caso seja necessário escrever uma aplicação mais complexa…. veja+
|
LEGO Mindstorms EV3
Estávamos acostumados a relacionar o nome LEGO àquele conjunto de peças de plástico compostas por pinos na parte superior e tubos na parte interior. Com elas é possível construir os mais diversos brinquedos por meio do encaixe de uma peça na outra. Bem, parece que existem brinquedos melhores!… veja+
|