FIESP e Telefonica convidam para o 2° IoT Day

Encontro promovido pelo Comitê de Jovens Empreendedores da Fiesp e apoiado pela Telefonica, no dia 13/09, em São Paulo sobre benefícios e tendências em IoT.

Em setembro acontecerá o 2° IoT Day, evento para discutir os benefícios e tendências ligados à Internet das Coisas. O encontro, promovido pelo Comitê de Jovens Empreendedores (CJE) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e apoiado pela Telefonica VIVO, será realizado no próximo dia 13/09, em São Paulo.

O 2° IoT Day também servirá como um ‘Esquenta’ para o 3° Hackathon da FIESP – CJE, evento da FIESP que acontecerá dia 20-21 de Setembro na FIESP. 

O evento contará com:

– pela manhã, com um ciclo de palestras;

– à tarde, com um workshop hands on com os Kits de Desenvolvimento IoT da Telefonica como ação preparatória para o Hackathon da FIESP.

IMPORTANTE: O 2° IoT Day é aberto a todos, bastando a inscrição. Não é obrigatória a participação no 3° Hackathon FIESP-CJE para participar do evento no dia 13 de Setembro.


Abaixo segue o cronograma do 2° IoT Day :

08:10 ~ 08:40 – Welcome Coffee
08:40 ~ 09:20 – Desafios e oportunidades para startups Brasileiras no mercado de wearables.
09:20 ~ 10:00 – Fab Lab e a estratégia Maker Innovation
10:00 ~ 10:40 – IoT, a inovação e a Segurança
10:40 ~ 11:00 – Coffee Break
11:00 ~ 11:50 – Aplicações práticas para IoT
11:50 ~ 12:30 -Por que criar o Open Interconnect Consortium para comunicação D2D? (video conferência em inglês)
12:20 ~ 13:20 – Almoço livre
13:30 ~ 16:00 – Workshop Kit IoT. 
 

SOBRE O WORKSHOP HANDS ON: As inscrições das atividades do dia 13 de Setembro são separadas. Para participar do workshop é necessário fazer uma reserva a parte indicada na área de ingressos. A quantidade de participantes no workshop é limitada a poucas vagas. Caso haja maior quantidade de interessados que de Kits a organização irá agrupar os participantes em grupos. Para participação é necessário que o participante traga seu próprio notebook. Mais instruções serão enviadas após o término das inscrições via e-mail.

PALESTRAS

 
 

Desafios e oportunidades para startups brasileiras no mercado de wearables.

 
A palestra falará sobre a experiência de quem atua no mercado de devices conectados e os desafios de uma startup brasileira dentro dessa área.
 
Immo Oliver Paul, suíço, 44 anos, multilíngue, Bacharel em Economia, Direito e Administração de Empresas e Mestre em Gestão Internacional pela Universidade de St. Gallen HSG, Suíça.
Aficionado por tecnologia e pesquisador da longevidade, Immo está muito interessado no valor e na utilidade de novas formas de
tecnologias de saúde móvel, bem como em suas aplicações e benefícios para o consumidor.

Ele trabalhou com consultoria estratégica para empresas de consultoria em gestão dos Estados Unidos e da Europa. Em 2008, aceitou o convite para ser um empreendedor em série no Brasil e (co)fundou várias empresas, promovendo o desenvolvimento, distribuição e venda de produtos de consumo relacionados à saúde e ao bem-estar.

Fab Lab e a estratégia Maker Innovation

 
O movimento maker vem crescendo no Brasil e alterando a forma como nos relacionamos com os objetos e processos. Novas formas de produção, novos ambientes de trabalho e novas formas de se trabalhar estão sendo criadas, acrescentando um gostinho de abertura, colaboração e compartilhamento de informações ao nosso dia-a-dia. A palavra da vez nas escolas, museus, empresas e, principalmente nos ambientes makers é “hands on”. Dentro deste movimento, a rede Fab Lab (fabrication laboratory ou simplesmente “fabulous laboratory”), vem se expandindo pelo Brasil e oferecendo novas oportunidades na consolidação de um ecossistema baseado em estratégias a qual chamamos Maker Innovation.
 

Palestrante: Heloisa Neves, diretora Executiva do Fab Lab Brasil e criadora da WE FAB (start up que desenvolve estratégias baseadas nos processos “maker” e as implementa em contextos educacionais e de inovação). É professora do curso de Engenharia do Insper, sendo uma das responsáveis pelo Fab Lab desta instituição. Autora do livro “Fab Lab: A Vanguarda da Nova Revolução Industrial” e colaboradora no livro “Yes, We are Open: Fabricación digital, tecnologías y cultura libres”.  

IoT, a inovação e a Segurança

Internet das Coisas, ou IoT, é a tecnologias que esta no centro das atenções, este ano assumiu o topo do HypeCycle do Gartner despontando entre as demais Tecnologias Emergentes. A palestra “IoT, a inovação e a Segurança” irá abordar os cuidados necessários para aplicar o conceito de Internet of Things (IoT) de modo a prever os aspectos de Segurança e Privacidade. De forma clara serão apresentados os Riscos a serem avaliados antes de conectar um dispositivo na sua rede, além de apresentar as formas de ataques, ameaças e vulnerabilidades que os dispositivos estão sujeitos.
Palestrante: Leandro Bennaton é executivo de segurança do Grupo Telefónica, nos últimos 15 anos atua frente ao TERRA, empresa global líder na Internet e presente em 19 países, onde alcançou a responsabilidade de Chief Security Officer, CSO. Acumula as seguintes responsabilidades:

  • Gerente Global de Segurança & GRC no TERRA, responsável por LatAm, USA e Espanha
  • Embaixador na 11PATHS, especializada no desenvolvimento de produtos inovadores de segurança
  • Mentor de Segurança na WAYRA, apoiando startups a aplicar SI, GRC e um modelo de governança
  • Professor de Pós Graduação na FIAP, a melhor faculdade de Tecnologia do Brasil.
  • Pós-graduado, com MBA em Gerenciamento de Segurança da Informação e certificações internacionais. Profissional com mais de 15 anos de experiência nas áreas de TI, Telecom e Segurança. É Palestrante internacional e membro do Information Security Forum e dos comitês como o CSIRT no LACNIC e grupos de trabalho no CGI.br. Foi premiado em 2013 como o melhor executivo de Segurança e Risco na sua área de atuação pelo Security Leaders.

Aplicações práticas para IoT

Muito se fala sobre a tal da internet das coisas mas quais são as reais aplicações para este conceito em nossas vidas?
Existem projetos e equipamentos que atualmente fazem as coisas conectarem-se na internet? Qual a vantagem disto?
Nesta palestra faremos o estudo de alguns casos reais e atuais onde as coisas estão conectadas na internet e qual o impacto delas na vida das pessoas que usufruem desta tecnologia.
 
Palestrante: Alessandro Ferreira da Cunha formou-se Engenheiro eletricista com ênfase em eletrônica pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é aluno do curso de Mestrado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos. É o diretor de tecnologia da Tech Training Engenharia e Treinamentos, empresa com o objetivo de ministrar treinamentos e dar consultoria nas áreas de elétrica, eletrônica e telecom.

Por que criar o Open Interconnect Consortium para comunicação D2D? (palestra em vídeo conferência em inglês)

 
Hoje, programar apps de conexão direta device-device não é simples. Tampouco é ter boa gestão de conexão com redundância, reconexão e priorização. A Intel caminha para uma solução para smart devices que abstraiam a comunicação P2P em um SDK. Tornou-se claro que o estabelecimento de padrões beneficiaria a conexão de elementos de Internet das Coisas para utilização de fabricantes de devices e desenvolvedores de apps.
Abordaremos o trabalho inicial e os planos futuros para um padrão único (OIC) que ajudará simplificar a conexão D2D.
 
 
Palestrante: Scott Doenecke é americano e tem um extenso background em wireless data, tendo começado em marketing estratégico na US WEST New Vector antes de trabalhar na Intel em GPRS gateways, como gestor de contas da EDGE Blackberry, sendo gerente de projetos de um feature phone voltado ao mercado brasileiro e nos últimos anos  trabalhado com marketing de produtos na Intel na categoria espectro livre.

 

Para se inscrever, clique aqui.

 

A Telefonica apoiará o 3° Hackathon da FIESP-CJE fornecendo aos grupos interessados no dia do hackathon Kits de Desenvolvimento IoT da Telefonica e suporte técnico para que os grupos possam prototipar projetos de novas soluções de IoT.

 

Dia 20-21 de Setembro: 3° Hackathon FIESP CJE

Hackathon FIESP> O cadastro para o 3° Hackathon da FIESP-CJE é realizado dentro do site da FIESP. Para saber mais sobre os 2 primeiros Esquentas e o Hackathon acompanhe as notícias em https://www.facebook.com/cjefiesp.

  

Para saber mais sobre o Kit de Desenvolvimento IoT, acesse http://iot.telefonicabeta.com/

 

Para saber mais sobre o Centro de Inovação da Telefonica, acesse http://www.centrodeinovacaobrasil.com.br/.

 

Para saber sobre os demais ‘Esquentas’ assim como o 3° Hackathon FIESP CJE, acesse https://www.facebook.com/cjefiesp.

 

O Embarcados tem como foco inspirar qualidade e inovação tecnológica, disseminando o conhecimento da área de sistemas embarcados.

Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

WEBINAR

Visão Computacional para a redução de erros em processos manuais

DATA: 23/09 ÀS 17:00 H