1985: nomes de domínios começavam a ser registrados

No início de 1985, o sistema operacional mais popular para micros era o MS-DOS 3.0, a máquina mais vendida era o Tandy 1000, e o Dell Turbo PC, bem como o Commodore Amiga 1000 estavam prestes a chegar ao mercado, com preços próximos aos US$ 4.500 atuais.

Vivia-se a pré-história da Internet, quando em 15 de março daquele ano foi registrado o primeiro nome de domínio: symbols.com, registrado por uma empresa que    fabricava computadores de mesmo nome, com sede em Massachusetts. 

A empresa havia sido contratada pela American National Science Foundation para criar um backbone que conectaria cinco computadores de universidades e centros de pesquisa avançada; a rede resultante foi chamada Nsfnet e ajudou a gerar a internet de hoje, transportando dados a   56 kilobits por segundo.

A construção da rede havia começado, mas em 1985 apenas seis empresas perceberam que poderia ser uma boa ideia registrar nomes de domínio; além desse, foram registrados também   bb.com, think.com, mcc.com, dec.com e northrop.com. Mas a Symbolics acabou falindo e o nome pertence a um profissional que compra e vende domínios da Internet. 

É interessante notar que 54 nomes de domínio foram registrados em 1986, dentre eles HP, IBM, Intel, Boeing, Siemens e Adobe; no ano seguinte foi a vez de Cisco, Lockheed, Dupont, Philips e Apple. A Microsoft só terá seu nome de domínio em 1991. 

Hoje existem mais de 360 ​​milhões de nomes de domínio de vários tipos.

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Software » 1985: nomes de domínios começavam a ser registrados
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.
Menu