1957: o primeiro computador chegava ao Brasil

O primeiro computador instalado no Brasil foi adquirido em 1957 pela Prefeitura de São Paulo e tinha como função principal modernizar o serviço de emissão de contas do Departamento de Águas e Esgotos (DAE).

Era um Univac 120 (UNIVersal Automatic Computer – Computador Automático Universal), fabricado pelo grupo Remington Rand, naquela época uma das maiores empresas do mundo na área de equipamentos para escritórios. Os programas que rodava eram “montados” em painéis, usando cabos que transmitiam impulsos elétricos. Essa forma de programar nasceu das ideias de Jacquard, tornadas públicas ao redor de 1801, e era utilizada também nas tabuladoras que antecederam os computadores.   

Algumas indústrias vislumbraram a possibilidade para utilizar essa máquina, então chamada “cérebro eletrônico”, para aumentar a eficiência de suas operações. A primeira delas foi a fábrica de brinquedos Estrela, cujo Univac foi instalado em meados de 1958.

Ficou célebre o uso de um computador Univac nas eleições americanas de 1952, quando a rede de notícias CBS, utilizando dados processados por um Univac, afirmou que Eisenhower bateria o franco favorito Adlai Stevenson, o que realmente aconteceu, para surpresa geral. A empresa dominou o mercado mundial de computadores até o início dos anos 1960, quando a IBM, com seu 1401, revolucionou a computação. Também o mercado brasileiro era quase todo da Univac – os grandes bancos utilizavam suas máquinas intensivamente. Com graves problemas administrativos a Univac foi perdendo mercado, deixou de fabricar equipamentos e acabou se tornando parte da Unisys nos anos 1980.

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Conceito de Engenharia » 1957: o primeiro computador chegava ao Brasil
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
1 Comentário
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Jonnes Ferreira do Nascimento
Jonnes Nascimento
14/03/2022 17:35

Adoro esse tipo de fato histórico!
Obrigado por compartilhar conosco Professor!

Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.
Menu