10 Melhores Livros sobre Microprocessadores e Arquitetura de Computadores

10 Melhores Livros sobre microprocessadores

Existem muitos livros sobre o assunto Arquitetura e Organização de Computadores, assim como Microprocessadores. No período em que fui coordenadora do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação na Universidade do Sagrado Coração, em Bauru, interior de São Paulo, eu pude pesquisar muito sobre livros para aquisição da Biblioteca.

 

Também recebi muitos livros de várias editoras para fazer análise dos mesmos e decidir se iria utilizá-los ou não nas aulas. Tudo isso ajudou muito nas minhas aulas, mas, como em todas as áreas, nós sempre temos os livros Clássicos, de autores Clássicos, que não podem faltar na nossa Biblioteca, e temos os livros complementares, que são tão bons quanto. Assim sendo, fiz uma lista muito legal pra vocês, vamos conferir?

 

Livros para estudo complementar sobre Microprocessadores e Arquitetura e Organização de Computadores

  

121260_arquitetura-e-organizacao-de-computadores-555716_m21. STALLINGS, W. Arquitetura e Organização de Computadores. São Paulo: Pearson Pratice Hall, 2010.

O livro do Stallings é um grande clássico na área, é obrigatório na bibliografia Básica da disciplina. O livro é muito bem organizado, o que na minha opinião é o grande diferencial do livro em relação aos outros. Quem conseguir ler o livro inteiro, com certeza conseguirá ter um bom fundamento na área. Stallings é um Professor renomado com inúmeras contribuições na área de Computação.

 

 

 

117687512_1gg2. PATTERSON, D. A. Organização e Projeto de Computadores: A Interface Hardware e Software. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

Patterson, assim com Stallings e Tanembaum, vivenciaram a evolução da computação e, basicamente, tudo o que lemos nos livros deles, é a mais pura verdade e realidade. Por isso é interessante não deixar de ler nada. Nos livros do Patterson tudo é muito bem contextualizado, conforme a situação da época, o que deixa muito bem claro o porquê do surgimento de novas tecnologias ao longo dos anos. Pra quem quer aprender sobre MIPS e Pipeline este livro é o mais recomendado.

 

 

61aeit0yfl-_sx371_bo1204203200_3. TANENBAUM, A. S. Organização Estruturada de Computadores. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

A linguagem dos livros do Tanenbaum é um pouco mais difícil, mas não impossível de se entender. O livro também é muito bem organizado e contextualizado e, assim como os anteriores, possui apêndices que explicam tópicos adicionais e também materiais disponíveis na Internet. O nível dos exercícios nestes livros é mais alto, assim como o nível de detalhamento dos assuntos. Na minha opinião, esses três livros, do Tanenbaum, Patterson e Stallings, são leitura obrigatória pra quem quer se aprofundar em Arquitetura e Organização de Computadores.

 

 

principios-basicos-de-arquitetura-e-organizacao-de-computadores-2193234. NULL, Linda; LOBUR, Julia. Princípios Básicos de Arquitetura e Organização de Computadores. Porto Alegre: Bookman, 2010.

O livro foi escrito de acordo com as recomendações da ACM/IEEE para os cursos de Graduação em Computação. O livro tem um longo Prefácio orientando Professores e Estudantes sobre a forma de utilizar o livro como Livro texto da disciplina, o que é muito interessante, mas só aplicável se houver laboratórios disponíveis. Composto por 13 capítulos, o livro tem um capítulo dedicado à construção de um computador simples chamado Maria, o qual é possível entender bem o básico necessário de que precisamos para construir o nosso próprio microprocessador.

 

 

112814640_1gg5. BAER, J. Arquitetura de Microprocessadores: do simples pipeline ao multiprocessador em chip. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

O livro foca em Pipeline, Processadores Superescalares, Multiprocessadores, Hierarquia de Caches, Multithreading, Multiprocessamento, Técnicas de Pipeline como Predição de Desvio, Escalonamento de Instruções, e também discussões sobre o futuro do hardware. São temas não tão comuns em livros de Arquitetura, são temas mais avançados, por isso, indico o livro para quem já tem algum conhecimento prévio sobre arquitetura de conjunto de instruções MIPS e pipeline.

 

 

images-livrariasaraiva-com-br6. NICHOLAS, C. Teoria e Problemas de Arquitetura de Computadores. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Este é um livro bem objetivo, sem muitos detalhes, talvez até um pouco superficial, mas consegue dar uma visão geral de cada tópico abordado. Para iniciantes, é um norte. O grande diferencial do livro são as resoluções de problemas.

 

 

 

 

 

5-ed-introduo-organizao-de-computadores-mario-a-monteiro-1-6387. MONTEIRO, M. Introdução à Organização de Computadores. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

Este livro foi escrito por um Professor Brasileiro e fornece um conteúdo básico muito bem fundamentado. Muitos conceitos e termos técnicos da área são explicados de forma clara. A leitura do livro flui muito fácil e os exercícios, na minha opinião, são de nível fácil a médio. Recomendo este livro como uma primeira leitura, pra quem realmente não sabe absolutamente nada, ou pra quem tem uma noção e deseja aprofundar-se. Garanto que a leitura dos livros clássicos ficará muito mais leve e tranquila se você ler o livro do Monteiro antes.

 

 

arquitetura_de_computadores_1_18. DELGADO, J; RIBEIRO, C. Arquitetura de Computadores. Rio de Janeiro: LTC, 2009.

O livro desenvolve o seu próprio computador, chamado PEPE, o que é muito interessante, pois leva o estudante a acompanhar o passo a passo da construção de um microprocessador. Entretanto, é necessário ler o livro inteiro, sem pular partes, pra conseguir compreender todo o processo. Considero este um livro realmente extra, pra quem quer agregar mais conhecimento.

 

 

 

A Arquitetura de Hardware Computacional9. ENGLANDER, I. A Arquitetura de Hardware Computacional, Software de Sistema e Comunicação em Rede: Uma Abordagem da Tecnologia de Informação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

Assim como o livro anterior, este livro também apresenta o seu próprio computador, mas além de todos os tópicos que são normalmente abordados por todos esses livros, este fala sobre Redes, Comunicação de Dados, detalha bem a parte de Sistemas Operacionais e traz bastante material complementar disponível na Internet. Também recomendo este livro apenas pra quem deseja aprofundar mais os seus conhecimentos.

 

 

architecture10. HARRIS, L. Sarah & HARRIS, M. David Digital Design and Computer Architecture ARM Edition MK, 2016.

Esse livro é uma ótima referência para quem procura por um livro que o leve da introdução de conceitos de sistemas digitais, passando por lógicas combinacionais e sequênciais, HDL e finalmente explorando Arquitetura de Computadores. A Arquitetura ARM é explorada da mesma forma que o livro do Patterson, de forma ampla. A parte mais interessante do livro sem dúvida fica por conta da apresentação da Microarquitetura de um processador ARM, sua implementação, incluindo a explicação a fundo de um projeto de um processador Pipeline, incluindo a representação lógica e código VHDL relativo a essa implementação.

 

Conclusão

 

Existem ainda muitos outros livros disponíveis, mas estes são os que tenho comigo e usei nestes anos todos como fonte de consulta. Muito do que vamos discutir nos artigos desta série, com certeza serão embasados nestes livros. É isso aí pessoal, espero que estas informações tenham sido úteis pra vocês.

 

Até o próximo artigo.

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Elaine Cecília Gatto
Bacharel em Engenharia de Computação. Mestre em Ciência da Computação. Doutoranda em Ciência da Computação. Co-fundarora e Líder das #GarotasCPBr. Pesquisadora Convidada no Grupo de Pesquisa: "Artes em Tecnologias Emergentes" do Programa de Pós Graduação em Design na UNESP Campus Bauru. Cantora, Docente no Magistério Superior, Geek, Nerd, Otaku e Gamer. Apaixonada por Michael Jackson, Macross, Rocky Balboa, Séries, Filmes, Cervejas e Vinhos. Mais informações sobre mim você encontra em: http://lattes.cnpq.br/8559022477811603.
recentes antigos mais votados
Notificar
Marcos De Lima Carlos
Visitante
Marcos De Lima Carlos

Tem um livro que deveria estar nessa lista do Abraham Silberschatz - Sistemas Operacionais modernos. Ele é mais completo que o do Tanenbaum.

Elaine Cecília Gatto
Visitante
Elaine Cecília Gatto

Oi Marcos!!!!
Conheço esse livro, li algumas partes dele também como consulta. No meu artigo eu foquei mais nos livros que abordam os vários elementos e componentes, de um modo geral, de um computador, seguindo a minha experiência pessoal. É sempre bom ter outras opiniões. Obrigada pela dica, verificarei o livro.

Thiago Lima
Visitante

Oi Marcos, adicionei esse livro aos livros que vou ler num futuro proximo. Muito obrigado.

Souza
Visitante
Souza

Valeu pela dica. Vou acrescentar a minha lista de bons livros.