μStart for PIC - Placa de desenvolvimento para PIC

placa de desenvolvimento pic

Uma boa plataforma para desenvolvimento de projetos e protótipos é essencial para o projetista de sistemas embarcados. A utilização de matriz de contato e a rápida interligação de componentes aceleram o processo de validação de uma ideia. Além disso, ferramentas de fácil utilização e com possibilidade de gravação através de bootloader agilizam o processo de teste e prototipação.

 

Pensando nisso o projetista eletrônico Marcos Ribeiro, criou uma placa de desenvolvimento para microcontroladores PIC, a μStart for PIC, que pode ser facilmente utilizada para prototipagem rápida, pois além da facilidade de se conectar a uma matriz de contatos (protoboard), ela não necessita de gravador externo, já que o bootloader pré-gravado resolve essa questão, carregando o programa diretamente via interface USB.

 

Neste artigo vamos apresentar os principais recursos dessa placa explorando o seu hardware. O esquema elétrico e programa para bootloader estão disponíveis para download. No final do artigo deixaremos os links para os arquivos.

 

 

Hardware

 

O hardware da μStart for PIC é baseado no Microchip PIC18F4550, um microcontrolador de 40 pinos com encapsulamento DIP e com periférico USB integrado. A figura 1 exibe o esquema elétrico completo dessa placa:

 

esquema
Figura 1 - Esquema elétrico da placa

 

 

Como se pode observar na figura 1, também há a possibilidade de utilizar o PIC18F2550 como microcontrolador alvo da placa, porém este microcontrolador possui apenas 28 pinos.

 

Os pinos do microcontrolador são acessíveis através de barras de conectores header na lateral da placa. Também há a possibilidade de adquirir a placa com barra de pinos para utilização da mesma em uma matriz de contatos (protoboard). A figura 2 exibe estes conectores:

 

figura2
Figura 2 - Conectores headers

 

 

A placa possui um cristal oscilador externo de 20 MHz, que vem montado em um soquete, onde pode ser trocado caso houver necessidade, ou queira testar outras frequências.

 

Estão disponíveis duas teclas do tipo push button, sendo uma para reset do microcontrolador e outra para utilização do usuário. A figura 3 exibe estas teclas:

teclas
Figura 3 - Teclas disponíveis na placa

 

 


Há na placa 3 leds, sendo um de indicação de alimentação e outros 2 para uso geral que estão ligados nos pinos RA1 e RA2 do microcontrolador. A figura 4 exibe a posição dos leds na placa:

leds
Figura 4 - Leds disponíveis na placa

 

 

 

A interface USB entre o microcontrolador e o PC é feita diretamente não necessitando de circuito externo, já que o PIC18FX550 possui suporte para este tipo de comunicação. Outra vantagem de se utilizar a USB é a possibilidade de alimentação do circuito através do mesmo conector.

 

É possível também alimentar a placa através de uma fonte externa de 6V a 15V. A seleção de qual fonte de alimentação será utilizada pelo circuito é feita através do jumper VCC. A figura 5 exibe os conectores USB, P4 e os jumpers BTLDR que podem ser removidos caso queira usar o pinos da comunicação USB como pino de I/O:

 

conectores
Figura 5 - Conectores USB, P4 e jumper BTLDR

 

 

Conforme exibido no esquemático da figura 1, também está disponível no circuito um conector ICSP, que pode ser utilizado tanto para gravação ou Debug por ferramentas externas, como por exemplo, o PICkit 3 da Microchip. A figura 6 exibe o conector ICSP:

 

ICSP

Figura 6 - Conector ICSP

 

 

Bootloader

 

Para facilitar a programação, não necessitando de um programador externo para esta função, a μStart for PIC possui um programa bootloader para carregar o arquivo executável no microcontrolador. Quando o bootloader é ativado ele carrega o programa .hex na memória do microcontrolador através da interface USB.

 

Para facilitar esse processo, foi desenvolvida pelo Tiago Henrique do blog Microcontrolandos, o bootloader e uma interface gráfica para facilitar esse processo. O código fonte para o bootloader foi detalhado em seu blog, junto com uma ótima explicação sobre o processo de bootloader nos microcontroladores PIC. A figura 7 exibe essa interface que está disponível para ambiente Windows.

 

Figura 7 - Interface para bootloader
Figura 7 - Interface para bootloader

 

 

 

Programação

 

Para criação de projetos pode-se utilizar diversas IDEs e compiladores, como por exemplo o MPLAB X com o XC8, MikroC for PIC, CCS C compiler, entre outros. Depois de compilado e gerado o arquivo .hex, basta carregar o mesmo utilizando a ferramenta de bootloader apresentada.

 

Iremos utilizar essa plataforma para artigos futuros, com diversos exemplos e sempre abordando um dos compiladores e IDEs mencionados.

 

 

Aquisição da placa

 

A μStart for PIC foi cedida pelo Marcos Ribeiro para nossa avaliação e pode ser adquirida diretamente com ele através do link.  

 

Obs: Apenas fizemos o review da placa para o site Embarcados. Não temos qualquer envolvimento com a venda do produto, sendo que o contato deve ser feito diretamente com o desenvolvedor/vendedor.

 

 

Arquivos para download

 

O esquema elétrico, programa para gravação, programa para o PIC e mais informações sobre a μStart for PIC estão disponíveis para download.

 

 

Aprenda mais

 

Confira os artigos já publicados sobre os microcontroladores PIC:

 

Configuration Bits do Microchip PIC16F877A

Microchip - Microcontroladores de 8 bits 

Curso microcontroladores PIC16F

 

 

Referências

 

Marcos Ribeiro

PIC18F2455/2550/4455/4550

PICkit3

Tiago Henrique

Blog Microcontrolandos

PIC: Bootloader USB HID - Microcontrolandos

Comprar μStart for PIC

Arquivos μStart for PIC

Francesco Sacco

Fábio Souza

NEWSLETTER

Receba os melhores conteúdos sobre sistemas eletrônicos embarcados, dicas, tutoriais e promoções.

Obrigado! Sua inscrição foi um sucesso.

Ops, algo deu errado. Por favor tente novamente.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.

Fábio Souza
Engenheiro com experiência no desenvolvimento de projetos eletrônicos embarcados. Hoje é diretor de operações do portal Embarcados, onde trabalha para levar conteúdos de eletrônica, sistemas embarcados e IoT para o Brasil. Também atua no ensino eletrônica e programação pelo Brasil. É entusiastas do movimento maker, da cultura DIY e do compartilhamento de conhecimento, publica diversos artigos sobre eletrônica e projetos open hardware, como o projeto Franzininho Participou da residência hacker 2018 no Redbull Basement. Quando não está ministrando palestras, cursos ou workshops, dedica seu tempo “escovando bits” ou projetando placas eletrônicas.

10
Deixe um comentário

avatar
 
6 Comment threads
4 Thread replies
5 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
8 Comment authors
Renato Silva FagundesÍtalo JoséPedroLuiz Antonio Vargas PintoFábio Souza Recent comment authors
  Notificações  
recentes antigos mais votados
Notificar
Renato Silva Fagundes
Membro
Renato Silva Fagundes

Gostaria de baixar os arquivos, mas recebo a mensagem: "Você não tem permissão para acessar este arquivo!"

Ítalo José
Visitante
Ítalo José

Consigo usar outro pic18f4550 nessa placa ?

Pedro
Visitante
Pedro

O link para download do bootloader esta off? Não consigo baixa-lo

Luiz Antonio Vargas Pinto
Membro

Oi,
Tentei compilar o bootloader sugerido e tive msg de erro. Há alguma biblioteca além da flash e USB que ativei no MikroC ?
Grato pela ajuda

Luiz Antonio Vargas Pinto
Visitante
Luiz Antonio Vargas Pinto

0 360 Unresolved extern 'USB_Init_Desc' __Lib_USB_genHID.c

Alexandre
Visitante
Alexandre

Olá! Qual a placa indicada para microprocessadores de 32 bits?

Luana Maia
Visitante
Luana Maia

Olá, tudo bem? Os arquivos para Download ainda estão disponíveis? Não consigo baixá-los!

Fabio_Souza_Embarcados
Visitante
Fabio_Souza_Embarcados

Olá Luana, Realmente o link estava com problema. Já foi arrumado. Muito obrigado por avisar.